Skip to content

Continuando minha vida espiritual como homem gay por meio de revelação pessoal

Homem orando com as mãos no peito

por David Matheson

Em recente discurso na Universidade Brigham Young, Russell M. Nelson, Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, discutiu vários tópicos, mas dois, em particular, chamaram minha atenção. Primeiro, de acordo com um artigo do LDS Church News de Sarah Jane Weaver, o Presidente Nelson discutiu a política da Igreja de novembro de 2015, que restringia as ordenanças para os filhos de pais de gays e lésbicas e definia o casamento entre pessoas do mesmo sexo como apostasia. Ele também discutiu a recente reversão dessa política. Depois, ele repetiu as posições da Igreja de que “Deus não mudou Sua definição de que o casamento é entre um homem e uma mulher. Deus também não mudou a lei da castidade. ”

Foi esse primeiro tópico que me levou a escrever este post, porque eu sei que cada vez que um líder da Igreja vai até lá, um grupo considerável de pessoas afiliadas à Igreja SUD sofre substancialmente. Espero dizer algo para incentivar essas pessoas.

Mas o segundo tópico que chamou minha atenção é o que realmente quero discutir. Esse tópico é o que os mórmons chamam de “revelação pessoal”. O Presidente Nelson disse: “Meus queridos irmãos e irmãs, peço que busquem sinceramente uma confirmação do Espírito de que o que eu disse a você é verdadeiro e é do Senhor. … Na qualidade de presidente da Igreja, invoco uma bênção para vocês, amados jovens adultos, para poder discernir entre o certo e o errado, entre as leis de Deus e as vozes conflitantes do mundo. Eu os abençôo com poder para detectar os enganos do adversário. Eu os abençôo com maior capacidade de receber revelação. E eu os abençôo por poder sentir o alcance infinito do perfeito amor de Deus por você. ”

Para mim, são palavras bonitas. Eu acredito fortemente na revelação pessoal. E a invocação de uma capacidade aumentada de revelação pessoal parece docemente apostólica. Eu sou uma pessoa de oração. Sinto-me muito conectado ao Espírito e tenho um senso claro, como durante toda a minha vida, de que recebo orientação divina em resposta à oração e à escuta cuidadosa do Espírito.

Mas as respostas que vêm em resposta a certas orações correm em uma direção muito diferente do que a Igreja ensina sobre como devo viver minha vida como homem gay. Tornou-se muito claro para mim, através de minhas interações com o Espírito, que Deus aprova a futura parceria entre pessoas do mesmo sexo pela qual espero e busco. É igualmente claro que, em Sua presciência de que eu seria gay, Deus não pretendia que eu vivesse a vida inteira em um casamento heterossexual ou sozinho e celibatário. Há muito para eu experimentar e aprender em um vínculo amoroso com outro homem e Deus pretende que eu tenha essas experiências.

Entendo que, aos olhos da Igreja e de muitos membros, o que acabei de dizer é heresia nua. Se pressionados, eles diriam que essas respostas são do Diabo, não de Deus. No entanto, o processo e os sentimentos que convenceram dessas coisas são os mesmos pelos quais eu me convenci da veracidade do evangelho de Cristo – oração e o sussurro claro, pacífico e repetido do Espírito.

Se eu concordasse com a Igreja que perdi meu caminho, minha vida espiritual estaria morta. Se eu optar por acreditar agora que meu processo espiritual está me levando de maneira errada, como eu poderia confiar novamente no funcionamento do Espírito? E como eu poderia confiar em tudo o que o Espírito até agora me ensinou? Além disso, se eu concordasse que, por estar namorando um homem, não sou digno de orientação espiritual, por que voltaria a me preocupar em orar e buscar clareza a respeito dos dilemas da minha vida?

Os fatos simples são que eu sou gay, estou namorando um homem, tenho uma vida espiritual muito rica e sinto a orientação e aprovação de Deus. Deus, agora vejo, é maior, mais amoroso e menos respeitador de pessoas do que aquilo que aprendi na igreja.

Minha mensagem para as pessoas LGBTQ é dupla. Primeiro, não permita que nenhum órgão ou autoridade religiosa defina os parâmetros do seu relacionamento com Deus. Deixe Deus definir isso com você. E segundo, Deus realmente está lá. Você não foi abandonado pelo céu, mesmo que se sinta abandonado pela sua igreja. Deus espera por você, desejando que você receba todas as bênçãos projetadas para você.

Deixe um Comentário